Voltar ao trabalho presencial é sinônimo de tensão para grande parte dos funcionários. Para garçons, professores, atendentes, enfim, todos que atendem diretamente o público a tensão é ainda maior, não só pelo medo da contaminação, quanto pelo fato que terão que lidar, eventualmente, com a falta de cuidado do outro, do cliente que atendem.
Preparar o funcionário para a volta presencial e seus desafios e deixá-lo mais seguro para exercer suas atividades, especialmente nas funções que se lida com o público, é cuidar de sua saúde e segurança no trabalho.
Desde o repasse de informações corretas, passando pelo fornecimento de EPIs, até o suporte emocional são essenciais para esta volta. É preciso treinar procedimentos, ações e reações.
Porém, para os administradores de micro e pequenas empresas, treinamentos sempre são um desafio por conta do orçamento apertado, levando-os a falhar nesta importante ferramenta estratégica: treinamentos aumentam a produtividade, diminuem o risco de acidentes trabalhistas e de conflitos judiciais.
E mais, contribuem para :
- Desenvolvimento de competências alinhadas aos objetivos do negócio
- Redução dos índices de turnover (rotatividade de colaboradores)
- Melhora nos índices de engajamento e clima organizacional
- Aumento da qualidade dos produtos e serviços da empresa
- Redução de custos com erros humanos e substituições
- Preparação de novos líderes para os planos sucessórios da empresa
- Empoderamento dos colaboradores para a tomada de decisão
- Melhora na reputação e marca empregadora da organização.
E , sim , é possível treinar com baixo orçamento e de forma criativa, o que será preciso é de vontade e disposição! A seguir listamos algumas dicas de treinamentos criativos para a sua equipe na volta presencial:
1- TEATRO- Invista 15 minutos diários e simule, com os integrantes da equipe, situações que possam ocorrer durante o expediente e que gerem algum tipo de conflito. Por exemplo: Cliente entra na loja/bar/estabelecimento sem máscara. Como o funcionário deve abordá-lo? Quais poderão ser as reações do cliente e quais atitudes tomará o funcionário frente a cada uma delas? Simule trocando os papéis entre os funcionários.
2- MICRO APRENDIZADOS– Invista 5 minutos diários reforçando o uso correto da máscara, por exemplo, e da importância de sua utilização; ou da importância de se identificar pelo nome ao atender um cliente. Aproveite para alinhar as atitudes com os valores da empresa treinando-os em pequenas ações.
3- PAUSAS– Invista 3 minutos para pausa respiratória de todos no meio do expediente. Acredite, a técnica relaxa e estimula o raciocínio.
4- SUA HISTÓRIA EM 5 MINUTOS– Invista 5 minutos diários para que o (a) funcionário(a) conte um pouco de sua história: de onde veio, onde cresceu, como são seus pais, suas atividades favoritas, algo que ama, algo que detesta…o importante é abrir espaço para que, aos poucos, todos se conheçam melhor, entendam as diferenças e tracem um relacionamento empático e colaborativo.
Invista tempo em treinamento, em conversas. Comece com 3 minutos e vá ampliando o tempo de desenvolvimento de sua equipe. Trata-se de investimento estratégico, não só por destacar a empresa de seus concorrentes, já que trará maior produtividade e satisfação dos clientes, mas por garantir a qualidade das relações humanas no ambiente de trabalho. E este é o benefício que sustenta todos os outros.
Sílvia Oliveira Seixas Advocacia