>A legislação não é clara ou falta um bom gerenciamento desta modalidade pelas organizações?
>As empresas não estavam preparadas para lidar com esta modalidade, ou há uma falha no gerenciamento de pessoas de forma geral?
A legislação trabalhista ao tratar do teletrabalho (neste contexto, também entendido como home office) se faz clara para ambos os lados, em direitos e deveres.
A judicialização da questão aumenta de forma inversamente proporcional à ausência de preparo da organização para esta modalidade e da ausência de diálogo entre todos.
De fato, nem todos os trabalhadores gostam ou se adaptam, por vários motivos, ao home office. É preciso tratar as diferenças, dialogar.
Nem todas as organizações possuem uma cultura aderente a esta modalidade e, nem todos os gestores estão preparados para uma liderança presencial, quiçá à distância. É preciso reflexão e treinamento.
Veja discussão de outros especialistas na reportagem do g1: https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/2020/11/19/falta-de-regulamentacao-para-home-office-faz-disparar-acoes-na-justica.ghtml