Justa causa a partir deste ano????

 Ano novo, governo novo e muitas especulações, especialmente acerca dos rumos que irão tomar as políticas públicas de trabalho, emprego e renda no país. Neste início de ano conturbado, empresários se preocupam especialmente com  a seguinte…

Mais detalhes

Os cuidados na contratação de profissional autônomo, ou parceiro comercial

Veja esse notícia que saiu no site do TST: VÍNCULO  DE EMPREGO ENTRE VETERINÁRIA E PET SHOP É AFASTADO PELO TST (https://ww2.trt2.jus.br/noticias/noticias/noticia/divisao-de-faturamento-e-ausencia-de-controle-de-jornada-entre-veterinaria-e-pet-shop-afastam-vinculo-de-emprego) O caso trata de um pet shop, mas se aplica a qualquer empresa que contrate…

Mais detalhes

O gatilho emocional das ações trabalhistas

A decisão de ingressar com ação trabalhista geralmente é impulsionada por um gatilho emocional: Sentimentos de desrespeito, raiva, mágoa, ingratidão vivenciados durante o contrato de trabalho que vêm à tona em uma rescisão contratual levam o trabalhador…

Mais detalhes

Os profissionais maduros serão a maioria da força de trabalho!

Junho violeta, mês da conscientização sobre violência contra os idosos. ✅A taxa de natalidade segue em queda no Brasil e mundo, já a expectativa de vida só aumenta, o que significa uma força de trabalho mais experiente e grisalha❤️.👀Ainda assim, empresas cometem violência contra os idosos, discriminando-os no mercado de trabalho.Este preconceito precisa ser combatido por todos, através da conscientização ampla e medidas efetivas: salve estas dicas!

Mais detalhes

As gestantes e o trabalho presencial na pandemia

Muita gente ainda não sabe mas, em maio de 2021, passou a vigorar uma LEI que determinou o imediato afastamento de todas as gestantes do trabalho presencial, para a sua preservação e do seu bebê, por conta da pandemia(Lei 14.151/21). Até aí, excelente! Devemos mesmo preservar as mamães e bebês.

A grande questão foi que, se não fosse possível o trabalho da funcionária à distância, esta permaneceria afastada , recebendo normalmente sua remuneração, paga por seu empregador. Sim, por seu empregador, que também vem sofrendo economicamente com o mesmo cenário pandêmico.Diante disto, advogados passaram a pleitear que o pagamento fosse comparado ao salário maternidade, auxílio previdenciário, de responsabilidade do INSS.

E a boa notícia é que já temos muitas decisões neste sentido, mas a lei continua em vigor e, se não houver um pedido judicial, o pagamento à gestante afastada deve ser feito pelo empregador.

Estas decisões movimentaram o legislativo e a questão tomou corpo com o projeto de lei (2058/21), que, atualmente ,voltou à Câmara dos Deputados para nova análise de texto modificado. Este projeto dispõe, sim, sobre o pagamento de salário maternidade nestes casos e outras questões acerca do trabalho presencial da gestante, mas, ATENÇÃO, ainda não está em vigor! Por ora, as gestantes, mesmo imunizadas NÃO PODERÃO RETORNAR AO TRABALHO PRESENCIAL e o pagamento, mesmo nos casos em que não for possível o trabalho à distância, fica a cargo do empregador, salvo se este obtiver decisão judicial que afaste esta responsabilidade

Mais detalhes

Suas criptomoedas não estão seguras!

Atenção empresários: Nem seus bitcoins estão a salvo se a dívida trabalhista não for paga! A prevenção é o caminho!📌A plataforma Bitcoin.com será notificada para dizer se empresário tem criptomoedas para pagar dívida trabalhista! 📌A decisão veio do Tribunal Regional do Trabalho da 15a Região, em Campinas-SP.

Mais detalhes

M.E.I- ALÉM DO EMPREENDEDORISMO POR NECESSIDADE

Sem dúvida, o MEI é uma alternativa para o desemprego no atual cenário MAS, tendências impulsionadas pela pandemia também têm gerado oportunidades de negócios e influenciado na criação de novos microempreendedores individuais. A previsão é que o…

Mais detalhes